quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Feminismo Para leigos!

Feminismo Para leigos!

“Não existe homem feminista, existe machista esclarecido”

O que se tem que deixar bem claro, antes de qualquer coisa, que a luta não é só de classe, é também de raça e gênero.

O homem branco rico oprime
O homem negro rico oprime
O homem branco pobre oprime
O homem negro pobre oprime
O homem que se diz politizado e diz que não podemos dividir o movimento, tomando partido do companheiro opressor, também oprime.

O feminismo é considerado uma luta de segunda classe por instituições que não fazem o menor esforço de formar bons militantes, que realmente pensem na luta da mulher, e não militantes com ideias patriarcais pequeno-burguesas. As discussões sobre feminismo se resumem a participar ou não da marcha das vadias, ou se é certo ou não colocar os seios a mostra! Bem acho que, o corpo sendo da mulher, ela pode fazer o que bem entender com ele, isso inclui sua genitália e principalmente a sua mente.

Não e dificil encontrar dentre essas "homens esclarecidos" o sentimento de posse  ou  o olhar condenador em cima de mulheres de sua instituição, causando a desmoralização da mulher dentro do movimento, o machismo acontece desde o relacionamento homem-mulher até o de dirigente e dirigida! A mulher não é vista como companheira, e sim como uma mão de obra barata.

O que as pessoas não percebem é que durante anos fomos exploradas de forma absurda, roubam a nossa força de trabalho, o nosso intelecto e não somos reconhecidas.

O sistema patriarcal está tão impregnado no seio da sociedade atual que mesmo pessoas que se dizem esclarecidas e que deveriam defender a total igualdade entre homens e mulheres não se mostram dispostas a isso quando se trata de militantes do movimento. Estamos acostumados com "feministas" até a página 2: "sou mente aberta, luto pela causa das mulheres, mas a namorada do fulano é puta, e a mulher do fulano só pensa no dinheiro dele", e por aí vai. Até por que um negro pobre bater na esposa é machismo, agora um "companheiro" de " lutas" bate na esposa, eu não tomo partido por que isso é dividir o movimento.

As organizações precisam de um programa sério sobre feminismo. Os homens nessas mesmas organizações precisam se comportar de forma séria. As mulheres precisam tomar a frente dos debates e discussões.  Temos que tirar o programa do papel e pra isso temos que tomar as rédeas das discursões,

Uma greve, uma manifestação não são mais importantes que a luta da mulher por igualdade, porém os partidos e organizações de esquerda são os primeiros a se pronunciarem. Agora, quando é algo contra as mulheres, só se pronunciam quando já saiu na grande mídia, "pra não fazer feio", pra "massa" não dizer que não falaram nada.

Sem falar de algumas organizações que são contra as Delegacias da Mulher pois dizem que punir o agressor é jogar trabalhador contra trabalhador.

Porém, cansei de ouvir: "foi estuprada? mas também olha a roupa que usava!", "fulana fez um aborto? deve ter sido obrigada pelo companheiro".

Eu mesma já ouvi que era casada com um stalinista e que ele tinha feito lavagem cerebral pra eu parar de militar.

Sem contar as diversas vezes em que a minha opinião foi extremamente desconsiderada, primeiro por eu ser mulher, segundo por ter deixado de militar.

O machismo velado e o pior dos machismos.


Nenhum comentário: